quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Amor versus Liberdade!



Liberdade
: Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.

Amor: Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração!; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa.

Haverá uma compatibilidade entre essas duas coisas? Há de se pensar.

No popular Liberdade é a não sujeição do "eu" a qualquer limitação que impeça a realização de meu desejos e vontades. Uma pessoa livre é aquela que faz o que quer, onde quer, com quem quer, quando quer e porque quer.

E quem ama valoriza mais o relacionamento com a pessoa amada do que a realização de suas vontades e desejos, amar é de certa forma abrir mão da liberdade...

É ilusão pensar no absolutismo da Liberdade, pois sabemos que ninguem faz sempre o que quer, onde quer, com quem quer, quando quer e porque quer, não é bem assim que a vida funciona.

Quem deseja ser livre sobre todas as circunstâncias e não quer abrir mão dessa liberdade não está pronto para amar nem ser amado, pois o amor não aceita essa individualidade egocêntrica, não há espaço para os dois no mesmo corpo.

Há de se fazer a escolha, encarar esse dilema de frente, e, não sou eu que vou te dizer qual a melhor opção, pois nem mesmo sei.

Entretanto é bom lembrar que a liberdade humana é relativa, está sujeita a diversos fatores que a impedem de ser vivida na sua totalidade (você não pode voar, andar sobre as águas, andar pela BR sem se cansar nem sentir fome e sede, a seu corpo não é permitido ser livre).

Você é livre para amar, essa é uma escolha voluntária, e, prá mim, é a maior prova de liberdade, ser livre da obsessão de uma pseudo-liberdade, para renunciar seu ego, suas fantasias, suas ilusões em nome das relações e do amor.

Terá que escolher ser livre para amar e nessa relação de amor encontrar nas limitações por ela exigida uma forma de exercer a liberdade que só o amor possui.

Nenhum comentário: