terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Praga do Hoax!



Hoax é o nome das mensagens alarmistas com conteúdo falso que frequentemente lotam as caixas de e-mails ou invadem as redes sociais e outros sites na Internet. Provavelmente você já deve ter recebido alguns hoaxes – ou muitos! Os mais comuns são aqueles de cunho dramático que incitam os usuários a compartilharem determinado post para que uma empresa ajude uma pessoa doente. E não basta a triste história que ele traz, sempre vem acompanhado de uma foto dramática.  “Cada pessoa que compartilhar este post, o Facebook doará 10 centavos para o tratamento de Maria, criança com câncer”.
Além de sensibilizar os usuários com mensagens emocionalmente apelativas, os hoaxes solicitam determinada ação (geralmente seu compartilhamento). Dessa forma, eles conseguem se tornar virais em pouco tempo. Para isso, impõem uma certa ameaça. “Se você não repassar este e-mail a 15 contatos, seu computador será infectado”. Aí você pensa: “custa compartilhar? É melhor não arriscar”.
São comuns também os hoaxes do tipo abaixo-assinado. “Assine seu nome na lista abaixo e envie para 20 contatos para impedir a produção de um filme polêmico sobre a vida de Jesus”. Dessa forma, numa espécie de vírus social, os boatos fazem uso da boa-fé das pessoas, que se sentem culpadas de não “alertar” seus amigos sobre o possível fato ou impedir determinada ação.
Não acredite automaticamente no conteúdo desses boatos. Certifique-se bem antes de compartilhá-los. É melhor considerá-los falsos até que se prove o contrário do que ajudar a disseminar mentiras por aí. Fique ligado!

Nenhum comentário: