terça-feira, 19 de abril de 2011

Tirando a sujeira de meus pés.

Por Júh Costa no Rabisco Criativo



Em tempos onde se prega a mudança de atitudes em prol da vida no planeta, surge uma famosa marca de calçados e acessórios surge com uma nova e absurda coleção. Na contramão do desenvolvimento sustentável, a Arezzo lançou uma coleção com peles verdadeiras de indefesos coelhos, cabras, raposas e outros tantos que nem foram citados. Moda? Para mim isso tem outro nome: crueldade. (Entenda aqui.)
Li em alguns blogs pessoas defendendo a marca, justificando que se nós comemos a carne de animais, porque não usá-los como "alimento" da moda.
Eu digo o porquê. Porque não estamos mais vivendo em cavernas obscuras. Já descobrimos o conhecimento ao sermos apresentados a luz. Não faz sentido sucumbir à própria ignorância.
Atitudes como a dessa empresa não é algo inédito. Inúmeras marcas pelo mundo levantam essa bandeira, segundo elas "em nome da moda!" 
Meu sentimento? Vergonha! Aliás, vergonha de ser humana é o que mais tenho sentido nos últimos tempos e tantas vezes já citei isso aqui no blog.
Ecochata? Ambientalista frustrada? Já ouvi todo tipo de palavras que ridicularizam minha condição de defesa da vida do planeta.
Não sou um produto ecologicamente correto. Aliás, não teria como eu ser vivendo em uma sociedade que não me oeferece recursos para isso. 
Mas tento em atitudes e palavras fazer a parte que me cabe.
Matar animais para se vestir?Algumas pessoas já estão "se matando" pelas primeiras peças da famigerada coleção. Comprem, usem, desfilem por aí todo orgulho de se sentir cúmplice de assassinos disfarçados.
Desejo que um dia sua pele seja tão cobiçada quanto a desses animais e quem sabe, também um dia, eu a use. Não para me vestir, mas para limpar a sujeira dos meus pés, adquirida nos lugares por onde ando nesse mundo podre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi trata-se a 1ª vez que vi a tua página e reflecti tanto!Bom Projecto!
Até à próxima